Tema de Janeiro: Evangelho na mochila! (ou: Vamos ler a Bíblia comigo?)

{Para ouvir enquanto lê}

janeiro_000000

Porque eu sou muito organizada com o processo orar-pensar-escrever, ironia velha para quem mê lê, o mês no blog sempre começa alguns dias mais tarde; desta vez, pelo menos, posso tentar culpar o feriado, a viagem, as visitas, hehehe…

Maaaas, mesmo atrasada por aqui, eu já estava preparando um conteúdo novo para janeiro. Desde novembro, eu tenho escolhido um tema para tratar durante o mês e sempre que o post é sobre tal tema, ele vem avisadinho. Eu tenho gostado de fazer isso, me faz pesquisar bem mais sobre um assunto e o feedback (odeio essa palavra, alguém mais?) tem sido positivo. Para organizar de forma mais clara o que é texto temático e o que não é – porque não se enganem, eu falo muito, então nem sempre os posts fazem parte da série -, eu decidi colocar uma imagem – como a acima – em todos os posts relacionados ao tema do mês (quantas vezes uma garota pode falar tema, mês e post em um único parágrafo?!).

Pormenores explicados, é hora do que importa! A série do mês de Janeiro atende pela graça (estou vintage) Evangelho na mochila. Neste mês de férias e viagens, eu quero trazer conteúdo sobre quem escolheu jogar a mochila nas costas e levar a palavra de Deus em um país, estado e cidade diferente do seu. Para isso, eu tenho conversado com algumas pessoas que foram, que ainda estão ou que vão para fora servir a Deus com seus ministérios.

Mesmo sem ter experimentado pregar fora da minha cidade, missões é um dos meus assuntos favoritos (e meu histórico do Chrome sabe muito bem disso). Então, quero trazer o que eu tenho visto sobre isso. E, principalmente, quero que você entenda, através das entrevistas – sim, mais gente falando nesse blog grazadeus! – o que as pessoas que experimentaram a vivência de estar em campo podem compartilhar e nos ensinar.

Por causa do novo tema, eu escolhi começar a minha leitura bíblica anual com as cartas de Paulo – o incrível mochileiro do evangelho! -, tudo de forma cronológica. Falando sobre ler a Bíblia, você já preparou sua leitura? Se não, vem ler comigo!

> Minha leitura da Bíblia em 2015

Caso você não esteja familiarizado com o mundo mágico das leituras bíblicas em um ano, eu já te adianto: existem centenas delas! Se ler a Bíblia toda neste ano é um dos seus planos (se não é: por que, minha gente?!) você vai ter várias opções,  começando pelos evangelhos ou pelo velho testamento, e algumas outras mais sofisticadas, como o:

5x5x5: Se você está conhecendo a Bíblia agora, este é um bom plano! Ele estipula que você leia a Bíblia por cinco minutos diários, durante cinco dias por semana, tomando 5 atitudes para conhecer a Deus profundamente. Se interessou? Confira aqui. A explicação está em inglês, mas a tradução está aqui em baixo:

5 minutos por dia | Se você não está acostumado a ler a Bíblia, comece com 5 minutos
durante todo o ano.

5 dias por semana | Determine um horário e local para passar 5 minutos por dia durante 5
dias por semana. É melhor ter um tempo consistente e um lugar calmo onde você possa, regularmente,
reunir-se com o Senhor.

5 maneiras de conhecê-lo mais profundamente | Temos que fazer uma pausa na nossa leitura para entendermos verdadeiramente a Bíblia. Os cinco exercícios abaixo vão te ajudar a se aprofundar na palavra diariamente. Recomendamos fazer uma única idéia por uma semana para encontrar o que funciona melhor para você.

Lembre-se de manter uma caneta e papel pronto para capturar insights de Deus.
1. Sublinhe ou destacar palavras ou frases-chave na passagem da Bíblia. Use uma caneta
ou marcador para marcar novas descobertas a partir do texto. Revise periodicamente sua
marcações para ver o que Deus está lhe ensinando.
2. Coloque-o em suas próprias palavras. Leia a passagem ou verso lentamente, então reescreva
cada expressão ou frase usando suas próprias palavras.

3. Faça e responda a algumas perguntas. Perguntas desbloqueam novas descobertas e
significados. Faça perguntas sobre a passagem usando estas palavras: quem, o quê, porquê,
quando, onde ou como. Anote algumas idéias sobre como você responderia
estas questões.
4. Capture a grande ideia do texto. A Palavra de Deus se comunica grandes idéias. Periodicamente pergunte:
Qual é a grande ideia nesta frase, parágrafo ou capítulo?
5. Personalize o significado. Quando Deus nos fala através das Escrituras, nós
devemos responder. Um hábito útil é personalizar a Bíblia através da aplicação.
Pergunte: Como a minha vida poderia ser diferente hoje se eu responder ao que eu estou lendo?

Plano Tradicional: Um capítulo do velho testamento, um do novo, mais um de Salmos e outro de Provérbios (ao final do ano, você vai ter lido Provérbios duas vezes!). Este também é um bom plano caso você nunca tenha lido a palavra 🙂

Plano das 4 separações bíblicas: A leitura vai ser dividida em 1) Salmos e Literatura de Sabedoria, 2) Pentateuco e História de Israel, 3) Crônicas e Profetas e 4)  Evangelhos e Epístolas. Um exemplo aqui deste tipo de leitura.

Plano infantil: Quando eu era criança, eu simplesmente adorava a hora de ler a Bíblia! Meus pais me davam Bíblias coloridas, cheias de diálogos e liam para mim antes de dormir. Se você tem filho, irmão ou dá célula para crianças (fui líder de crianças dos sete ao quatorze anos, então estou falando do fundo do meu coração hehehe), um plano divertido é muito importante! Este é um exemplo de um deles, que trata especificamente sobre a primeira vinda de Jesus. Caso a criança seja menor, estipule uma história da Bíblia infantil por dia, use vozes divertidas para os personagens, demonstre que a palavra de Deus é sempre melhor que mel (ou chocolate, no caso de crianças hehe).

E agora o que eu mais gosto: o cronológico!

Plano Cronológico: Este é o meu plano para este ano! Eu amo acompanhar toda a história da Bíblia em forma de linha temporal. Os estudiosos da Bíblia discordam sobre a datação de um livro ou outro, mas baseado em informações predominantes, nós podemos ter um ideia da ordem real dos fatos. Como eu expliquei, eu irei começar pelas cartas de Paulo – por causa do tema do mês – mas vou lê-las por sua ordem temporal  e depois voltar para o velho testamento e continuar… Se você não quer fazer essa abstração de Paulo primeiro, você pode acompanhar este plano cronológico. Ou escolher quantos capítulos você quer ler baseado na imagem abaixo, da minha Bíblia A Mensagem, que traz uma cronologia bíblica.

velho testamento

novo testamento
Amassadinho de final de Bíblia para dar um charme, hehe (:

Se você googlar ‘plano de leitura bíblica’, vai encontrar ainda diferentes outros… Escolha o que for mais parecido com você e comece hoje!

Vamos orar?

Deus, obrigada pelo novo mês e pelo novo tema. Que o Senhor possa fazer de Janeiro um tempo de aprender como levar o teu Evangelho para todos os lugares. Eu abençoo aqueles que decidiram entrar em algum plano de leitura bíblico neste ano, que o Senhor os dê constância e os encha de fome pela Bíblia! Nos dê o conhecimento para entendermos os mistérios do reino dos céus. Nós te amamos, Jesus. Muito, muito, muito! Nós queremos ansiar por tua palavra como nós ansiamos pelo Senhor. Em teu nome oramos, amém. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s